Relatorio Anual 2018
- Categoria: Notícias & Eventos
- Publicado em quarta, 20 fevereiro 2019 09:14
- Escrito por PROMER
Actividades planificadas e não realizadas
- Estava previsto que, com o apoio de um consultor externo, os 3 PS de Apoio ao Desenvolvimento de Organizações de Produtores fizessem uma análise situacional das Uniões nos respectivos Blocos para poder adoptar melhor abordagem de assistência e seleccionar as que devem receber apoio do PROMER. Esta actividade não foi implementada nos 3 Blocos originado pela incerteza da assinatura da Emenda ao Acordo de Financiamento para a atribuição dos fundos adicionais, que serão a fonte de financiamento para a realização da mesma actividade. A Emenda acabou por ser assinada por ambas as parte apenas em Dezembro, pelo que, a realização desta actividade foi adiada para 2018.
- Estava previsto para o 2º Trimestre de 2017, a contratação de serviços de consultoria pelo PROMER, para realizar uma capacitação dos técnicos dos PS sobre a abordagem de "mentoring e coaching”. Por outro lado, o PMT iria também capacitar os técnicos dos PS de apoio as OPs, CRs e PMCs na elaboração de planos de negócios. A incerteza da recepção de fundos adicionais contribuiu para não a contratação de serviços de consultoria, não obstante os Técnicos do PMT, capacitaram os técnicos dos PS de apoio as OPs, CRs e PMCs em matérias de agronegócios (analise e desenvolvimento de cadeias de valor) como fundação para a elaboração e implementação de planos de negócios. Espera- se terminar este treinamento em 2018.
Colaboração com o PSP/PRONEA
- Em 2013 foram assinados os Memorandos de Entendimento entre o PROMER e as DPAs para a contratação de 16 extensionistas para apoiar os Provedores de Serviço no trabalho com as Organizações de Produtores em matérias de ligações de mercado para as províncias de Niassa, Nampula e Zambézia e Cabo Delgado.
- Durante o período em análise foram estabelecidos nos 3 Blocos 61 CDRs (27 no Bloco A, 22 no Bloco B e 12 no Bloco C), para as culturas de maior procura na região de implementação do Programa tais como Gergelim, Soja, Feijão Boer Arroz, F. Vulgar e Amendoim. Os CDRs Beneficiaram directamente 127 OPs envolvendo 2.439 membros dos quais 1.251 mulheres, como ilustra a tabela abaixo.
- Importa referir que para a assistência dos CDRs, os 3 PS contam com os técnicos dos SDAEs, no âmbito do Memorando de Entendimento (MdE) entre o PROMER e as DPAs das 4 Províncias onde o programa é implementado.
- Nos CDRs estabelecidos, os produtores tiveram oportunidade de aprender várias técnicas de produção das culturas seleccionadas com maior procura no mercado. Estas técnicas incluíram: preparação de solos, uso de semente melhorada, compassos, densidade, profundidade da sementeira, desbaste, re-sementeira, aplicação de fertilizantes e pesticidas e sessão pós-colheita (sinais de maturação, colheita e manuseio e secagem).
- Durante as visitas de acompanhamento e gestão dos CDR’s foram registados como constrangimentos, o ataque de pragas, como é o caso dos térmites (micro-térmite). Esta praga, que foi identificada especificamente no CDR dos distritos de Montepuez, Balama, Namuno e Chiúre tem atacado as culturas de Feijão Boer e Milho, causando danos especificamente às raízes resultando na queda das plantas. Os produtores envolvidos nos CDRs beneficiaram de técnicas de produção apropriadas e viram o problema resolvido nos seus campos e de outros membros da comunidade que adoptaram as técnicas usadas nos CDRs.
- A montagem de CDRs nos anos anteriores resultou no aumento de número de beneficiários apoiados pelo PROMER e outros não membros das OPs a adoptar a produção de culturas de rendimento tais como Gergelim, Feijões e Soja assim como a adoção de tecnologias melhoradas de produção.
Alfabetização funcional
- A Alfabetização Funcional, centrada na educação de adulto, tem como objectivo fundamental, dotar os membros das OP’s com conhecimentos básicos de numeracia e literacia com vista a facilitar os registos, leituras de balanças, contagens, entre outros, durante actividades de ligação de mercados.
- No seguimento de uma das recomendações da missão de supervisão do IFAD em Outubro de 2012, foi feito o ajuste no programa de alfabetização de 3 para 1 ano, através de um contrato com a UATAF. Este ajuste implicou que tanto os alfabetizandos que em 2012 fizeram o 1º ano do programa de 3 anos, como os alfabetizandos das OPs do 2º ciclo (2013) fossem inscritos no novo programa de alfabetização. Este novo curriculum de alfabetização decorreu nos Blocos A e C, pois no Bloco B, apesar de todos os esforços do PS e do PROMER a Direcção Provincial de Educação não aprovou a redução do programa de alfabetização de 3 para 1 ano. Em 2014, iniciou o 2º ciclo de alfabetização funcional (3 módulos em 1 ano). Durante o processo de avaliação de meio-termo constatou-se que 1 ano de alfabetização funcional não era suficiente para os beneficiários ganharem os conhecimentos transmitidos durante as capacitações sobretudo no domínio de contratos e acesso a finanças e recomendou-se que para o caso do bloco B (Cabo Delgado) se introduzisse o ciclo de alfabetização de 3 anos e para o caso dos outros 2 blocos se introduzisse 1 ano adicional para os beneficiários que frequentaram a alfabetização com ciclo de 1 ano.
- Em 2017, o programa apoiou um total de 138 centros correspondente a 6.031 alfabetizandos, dos quais 3.248 apoiados com fundos do IFAD e 2.783 apoiados com fundos da EU, como ilustra a tabela abaixo apresentada.