Notícias & Eventos

Relatorio Anual 2018

Actividades planificadas e não realizadas

  1. Estava previsto que, com o apoio de um consultor externo, os 3 PS de Apoio ao Desenvolvimento de Organizações de Produtores fizessem uma análise situacional das Uniões nos respectivos Blocos para poder adoptar melhor abordagem de assistência e seleccionar as que devem receber apoio do PROMER. Esta actividade não foi implementada nos 3 Blocos originado pela incerteza da assinatura da Emenda ao Acordo de Financiamento para a atribuição dos fundos adicionais, que serão a fonte de financiamento para a realização da mesma actividade. A Emenda acabou por ser assinada por ambas as parte apenas em Dezembro, pelo que, a realização desta actividade foi adiada para 2018. Ler mais...

Melhoramento de vias de acesso nos distritos cobertos pelo PROMER

1. Introdução
O Programa de Promoção de Mercados Rurais (PROMER) resulta da parceria entre o Governo da República de Moçambique, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (IFAD) e a Aliança para a Revolução Verde em África com o objectivo de permitir que os pequenos produtores rurais aumentem o seu rendimento através da comercialização dos seus excedentes agrícolas com maior rentabilidade. Para o efeito, o PROMER preconiza, no âmbito da sua implementação, melhorar uma extensão global de aproximadamente 500 km de estradas rurais e a construção e/ou reabilitação de 15 infra-estruturas de mercado de nível distrital e 4 de nível provincial, abrangendo os Distritos das regiões Sul de Cabo Delgado e Niassa, Oeste de Nampula e Norte de Zambézia, com maior enfoque para as regiões circunvizinhas do Corredor de Desenvolvimento de Nacala.

2. Selecção, priorização e licitação das estradas a serem melhoradas
Os distritos cobertos pelo programa identificaram e listaram as estradas vicinais importantes para a comercialização agrícola. A partir dessa lista, e sob orientação e coordenação dos técnicos do PROMER, é feita a selecção de três (3) estradas prioritárias por votação do Grupo de Referência Distrital, constituído por membros do Governo, das Associações de produtores, das Associações dos Agentes Económicos e das Associações de transportadores, obedecendo os critérios de elegibilidade previamente definidos, designadamente, ligação com outras estradas permanentemente transitáveis, ligação com as zonas de grande potencial agrícola, picada ou estrada existente, viabilidade técnica e financeira e não duplicação de intervenções.

                

                                                                                     Reunião do GdR distrital – priorização de estradas - Mandimba

Depois da obtenção da lista definitiva das estradas prioritárias, os engenheiros do PROMER, em coordenação com os técnicos da ANE e dos SDPI’s, procedem os levantamentos técnicos para validação da elegibilidade das mesmas e consequente elaboração do respectivo relatório para aprovação pela Unidade de Gestão do Programa (PMU) que posteriormente é enviado aos Governos Distritais para tomada de conhecimento das estradas elegíveis.
Seguidamente, os engenheiros civis do PROMER, em coordenação com os técnicos da ANE e dos SDPI’s, voltam novamente ao terreno para fazer os levantamentos técnicos detalhados das estradas elegíveis, preparam os mapas de quantidade de trabalho e os projectos executivos bem como os documentos de concurso que são submetidos às Delegações Provinciais da ANE para sua aprovação e consequente lançamento dos respectivos concursos.

 

Mais de USD 25 milhões para mercados rurais

O Programa de Promoção de Mercados Rurais (ProMER) acaba de receber um financiamento adicional de cerca de 25 milhões de dólares norte-americanos para a expansão da componente da nutrição, consolidação de infra-estruturas e intervenção directa na produção e comercialização agrícola em 15 distritos do Centro e Norte de Moçambique.

Ler mais...

Ligação entre as Componentes do PROMER

Ligação entre as Componentes do PROMER

 

Introdução


A ligação entre as diferentes componentes do PROMER garante a coordenação, complementaridade e sinergias entre as diferentes actividades do PROMER.A ligação entre a Componente 1 e outras Componentes do PROMER garante o acesso dos beneficiários do PROMER as outras actividades do PROMER e assim sendo deve ser a preocupação do PS da Componente 1 garantir que todas as actividades do PROMER chegam aos beneficiários do PROMER que são os pequenos produtores e comerciantes rurais.

Ler mais...

Subcategorias

PARCEIROS

Fale Connosco

Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural
Direcção Nacional do Desenvolvimento Económico Local
Caixa Postal 4518

Tel: +258 21 41 80 07/17 - Fax: +258 21 41 44 65

Cel: +258 82 31 42 150

Maputo - Moçambique

Newsletter

scamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscam